RONY


MECÂNICA DE MANUTENÇÃO AERONALTICA

Os candidatos a essa carreira devem ter uma certa disposição para voar alto nos estudos. Não apenas porque o curso é puxado, mas também porque a Aeronáutica é um dos setores em que a tecnologia se supera com uma enorme velocidade. Um dos setores que recebe os maiores investimentos em pesquisas de ponta, a Aeronáutica conquista, cada vez mais, não apenas o espaço aéreo, mas principalmente o espaço econômico do mundo inteiro

O engenheiro aeronáutico trabalha com projetos, cálculos, fabricação, ensaios, homologação e manutenção de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais. Entre as especializações da área, a engenharia espacial é voltada para projetos de espaçonaves, foguetes e satélites – estuda a trajetória do aparelho no espaço, suas condições de estabilidade durante o vôo e faz testes de funcionamento. A manutenção de aeronaves é a especialização que cuida das inspeções periódicas, dos reparos das estruturas e dos sistemas de vôo. O planejamento de operação inclui atividades ligadas ao planejamento operacional, às rotas, à quantidade de aeronaves. A área de projetos de aeronaves cuida do desenho da estrutura e da definição dos materiais e métodos para a construção das aeronaves. E, no campo de sistemas de aplicação aeroespacial, o engenheiro faz a adequação de sistemas de combustível, ar-condicionado, pressurização, prevenção contra fogo e outros sistemas de segurança do vôo.

"O mercado de trabalho está sempre favorável para esse profissional", constata Mather Nars Bismark, professor do ITA. Como o número de formados é muito pequeno – cerca de 20 por ano –, a demanda é grande e tem registrado maiores perspectivas na área aeroespacial, desde 1999, principalmente na Embraer, para a produção e venda de aeronaves previstas para os próximos dez anos. A indústria aeronáutica voltada à produção de peças e componentes para aviões também é outro ramo em ascensão, assim como as empresas de transporte aéreo, o Centro Técnico Aeroespacial e o Comando da Aeronáutica. O engenheiro aeronáutico pode também atuar como autônomo, trabalhando como consultor para grandes empresas do setor e de outros ramos, na análise de custos e realização de outras atividades ligadas à engenharia.

Um comentário:

  1. Gostaria muito de fazer esse curso mais dizem que são poucas as chances de mulher exercer essa profissão é verdade?

    ResponderExcluir